Porque eu tenho olhado o lado das bom das coisas e porque você deveria fazer isso também

Photo by Viktor Forgacs on Unsplash


Ontem fui buscar correspondência e fui surpreendida pela lua mais linda que já vi por aqui e considerei esse pequeno fato como uma #sortenaquarentena, e isso me fez pensar como é bom olharmos o presente e focar no momento, no agora.

Eu sempre escrevo para postar de quinta ou sexta-feira e confesso que essa semana tive um pouco de dificuldade de parar para pensar sobre isso, quando vi era quinta-feira, e quando vi já era 19h, e de repente eu já estava acordando na sexta-feira ainda sem ideias.

Comecei a ouvir podcasts, para alimentar meu repertório de ideia e ouvi um que encontrei ao acaso que se chama “Para dar nome as coisas” e um episódio chamado “pega leve com você”, a Natalia Souza que apresenta este podcast contou uma história de um dos dias mais complicados dela que se tornou uma lembrança boa, porque ela se permitiu olhar o lado bom das coisas.

Neste podcast teve uma parte essencial que ela falou sobre parar de ver o que não conseguimos alcançar e dar valor às nossas conquistas, nossos pódios, mesmo que nem sempre em primeiro  lugar, mas sempre conquistamos algo, e ver esse lado bom enquanto tudo parece incerto não nos sentimos suficientes, olhar para trás e comemorar de novo as partidas ganhas da um gás de positividade.

Fiquei com isso na cabeça, e lembrei que lendo o livro “Seja Foda” do Caio Carneiro, em que eu estava bem na parte em que ele desdobra as vantagens de ser uma pessoa positiva e de sempre ter um olhar voltado o que se pode tirar de bom de qualquer situação, juntei uma coisa com a outra resolvi falar sobre isso.

Só ser positivo e ver o lado bom das coisas não te faz uma pessoa tranquila, super bem sucedida, atitudes e ações positivas trazem muito mais benefícios do que só pensamento positivo.
Olhar o lado bom das coisas te faz persistente no alcance dos objetivos, te faz ver oportunidades onde poucas pessoas podem ver, te faz descansar e tentar de novo ao invés de desistir. Focar no negativo ou ser um pessimista inveterado pode fazer mal até para a saúde.

Um estudo da Universidade de Boston, EUA, publicado na revista  Proceedings of National Academy of Sciences revelou que os otimistas tendem a ter uma vida mais longa, participantes com níveis altos de otimismo apresentavam de 50% a 70% mais chance de viver até os 85 anos.

Caio Carneiro sugere em seu livro que ser positivo não é inato e que é uma habilidade que pode e deve ser aprimorada, para ajudar no alcance da vida que se deseja.

Pessoas positivas e otimistas tendem a lidar mais facilmente com situações adversas, pois não se enterram em pensamentos negativos e sim em como sair daquela situação da melhor forma possível, geralmente usam bastante da criatividade para resolver problemas.

Acredito muito que no meio de crises, ter o olhar curioso e focado no que podemos tirar de bom é a melhor forma de sofrer menos, já devo ter citado a Monja Coen mas vou repetir porque as falas dela e a visão de que nada é permanente mudaram minha visão de mundo.

“As coisas mudam. Não há nada fixo, nem nada permanente. Então não reclame. Quanto mais você reclama, mais você entra num círculo vicioso...”

Eu me pego de exemplo para isso, quando começo a pensar no que pode dar errado, vem um tsunami de pensamentos negativos, meu coração acelera, começo a ficar com medo de tudo, mas então me percebo nessa situação e me forço a olhar o lado positivo, e a me questionar o que posso aprender com essa situação.

Pode ser que esse texto não faça sentido para você neste momento, mas eu gostaria de sugerir que todos os dias você escreva algo de bom que aconteceu, uma frase positiva que você ouviu e talvez por alguns instantes seja possível sentir e entender o poder que temos ao olhar o lado bom das coisas.

Foto da lua que me surpreendeu ontem, me tirou um sorriso e me lembrou do mundo lindo que temos lá fora:





Comentários

Lindíssima foto, deu uma visão muito boa de seu condomínio com Lua iluminando a entrada.