Porque eu deveria ter lido Pai Rico Pai Pobre antes?

                                         Photo by João Silas on Unsplash


Desde a adolescência o meu pai me ensinou que cuidar do dinheiro e
ter uma poupança era muito importante. 

Lembro que em meu primeiro estágio aos 16 anos eu ganhava 320 reais e todos os meses guardava 100 na poupança sem nenhum objetivo em vista, o que me levou a ter várias coisas legais bem cedo.

Comprei meu primeiro notebook, o que forçou a família a ter uma rede wi fi em casa, em tempos que smartphone não existiam ainda, entre outras coisas que me eram relevantes na época. Posteriormente comprei meu carro, depois meu apartamento e enfim, segui o clichê de uma pessoa que achou que estaria casada, bem sucedida e com filhos aos 30 anos.

Eu achava então que sabia cuidar do meu dinheiro, até que ano passado comecei a ver vídeos de educação financeira, sobre outras possibilidades de investimentos que não só a poupança, e me caiu a ficha de que apesar de saber cuidar do meu dinheiro, eu não fazia ele trabalhar pra mim com todo seu potencial.

Aí que entra o livro Pai Rico Pai Pobre, meu pai o tem desde 2004 e eu fui ler somente em 2020, 16 anos atrasada, e conforme fui lendo foi me batendo um arrependimento de não ter feito isso antes, pois com o tempo que fiquei salvando algumas economias em lugares errados, eu poderia estar bem melhor hoje financeiramente, mas, o passado a gente não muda então vou colocar abaixo algumas dicas do livro que podem mudar meu futuro ou o seu.

Os autores são Robert T Kiyosaki e Sharon L Lechter, e discorrem a história contando as diferenças entre o pai dele, que era instruído mas bem conservador e comparava com o “pai rico”, que na verdade era o pai de um amigo dele e empreendedor de sucesso, mas que resolveu dar lições sobre como tratar o dinheiro desde criança.

Ricos não trabalham pelo dinheiro

Logo no início do livro, o Pai Rico oferece um valor bem baixo para que Robert e Mike trabalhem na empresa dele aos sábados, fazendo-o abrir mão do beisebol e outros sacrifícios impossíveis para uma criança, e pede que eles participem de todas as reuniões e de todos os setores da empresa.

De certa forma, no decorrer do livro o autor explica como foi importante essa experiência para que ele construísse o próprio jeito de empreender, pois entendeu como um negócio funciona como um todo e não se especializou em uma única área, o que o tornou capaz de discutir sobre todas as áreas no futuro e ver oportunidades onde outras pessoas não veem.

Ou seja, ricos não trabalham pelo dinheiro, trabalham pelo conhecimento e fazendo com que seu conhecimento gerem o dinheiro que vai trabalhar para eles.

Diferença entre ativo e passivo

“Primeira regra: você tem que conhecer a diferenças entre um ativo e um passivo e comprar ativos”.

Segundo o autor, um ativo é algo que põe dinheiro no seu bolso e um passivo é algo que tira o dinheiro do seu bolso, via de regra a maioria das pessoas buscam os passivos achando que são ativos, mas na verdade os carros, apartamentos e outros passivos só fazem com que seu dinheiro saia rapidamente do seu bolso.

Ele ensina durante o livro que devemos comprar ativos, itens que fazem nosso dinheiro fazer mais dinheiro, e com esse dinheiro comprar os passivos que desejamos, mas não o contrário. Investir melhor o dinheiro ou em lugares que te permite comprar novos ativos é melhor ainda.

Importância da educação financeira

É difícil aceitar as vezes que seguimos criteriosamente o que todo mundo faz e que a minoria se prova bem sucedido no que se refere a educação, porque a maioria de nós estuda basicamente para tirar boas notas na escola, faz uma faculdade que não sabe ao certo se é isso mesmo que quer para depois entrar no mercado de trabalho e ficar submetido a outras pessoas, através de empregos e ciclos viciosos.

Pouco se fala sobre empreendedorismo e de fazer dinheiro nas escolas, mas alguns conseguem ser bem sucedidos sem seguir o caminho padrão citado acima. No livro diz que precisamos trabalhar para aprender, e comprar ativos para suportar nossos passivos.

No fim das contas, conforme eu ia lendo este livro tive muitas ideias de como fazer isso, mas confesso que o medo toma conta de mim às vezes, justamente porque já adquiri passivos demais e correr o risco de não conseguir bancá-los é assustador, mas como ele mesmo cita “A inteligência financeira, é simplesmente ter mais opções”, então a ideia agora é criar estas opções.

E por fim, ele cita 10 passos para desenvolver o poder do nosso “gênio financeiro”, que não vou discorrer em detalhes, mas que pode ser lido no capítulo 9 do livro:

1 - Preciso de uma razão maior do que a realidade.
O poder do espírito.

2 - Escolho todos os dias. 
O poder da escolha é a principal razão pela qual as pessoas querem viver num país livre.

3 - Escolha os amigos com cuidado
O poder da associação, aprender com cada um deles.

4 - Domine uma fórmula e aí aprenda outra
O poder do aprendizado rápido.

5 - Pague a si mesmo primeiro (meu preferido)
O poder da autodisciplina. 

6 - Pague bem aos seus corretores
O poder do bom conselho.

7 - Seja um “doador” índio
Poder de obter alguma coisa a troco de nada.

8 - Ativo compram supérfluos
O poder do foco.

9 - A necessidade de heróis
O poder do mito.

10 - Ensinarás e receberás
O poder da doação

Caso tenha gostado do que escrevi e não tenha lido o livro ainda, tire um tempo para esta leitura pois valerá a pena.


Comentários