Retrospectiva 2013




O ano foi tão curto e tão cumprido ao mesmo tempo, que nem sei por onde começar, mas acho que iniciar dizendo que foi um ano de aprendizado é um bom começo...

Esse ano eu aprendi o valor das amizades e sobre a fragilidade delas também, mas tenho consciência de que quem é pra ficar, vai ficar independente de qualquer coisa. Aprendi que não importa o quanto seu emocional está devastado, o quanto você está se autodestruindo, o mundo continua te cobrando uma resposta, a vida continua seguindo e isso é bom porque uma hora você percebe que precisa levantar e limpar o choro da cara, para simplesmente seguir em frente também. Aprendi que muitas coisas ruins acontecem quando não há diálogo entre as pessoas. Aprendi que se conhecer é parte fundamental da vida, dessa forma você sabe de fato o que gosta e o que não gosta e para de aceitar tudo que vem. Aprendi que cuidar do corpo faz bem pra alma. Aprendi que mesmo sozinho você pode ser feliz, com a certeza de ser a melhor companhia para si mesmo, e contraditoriamente aprendi que ser independente é legal, mas ter alguém para ligar quando a vida parece cinza é muito mais legal.  Aprendi o poder que uma criança tem sobre uma família inteira. Aprendi que o amor acontece, simplesmente. Aprendi que a loucura está sempre dentro da cabeça da gente e em mais lugar nenhum. Entendi finalmente que as pessoas são livres para fazerem as próprias escolhas inclusive eu, logo, aprendi a dizer não quando é necessário, e aprendi a dizer sim também mesmo quando não parece certo. Aprendi que o que pensam de você é problema de quem está pensando, e ainda estou aprendendo a lidar com isso sem estragar meu humor ou o meu dia. Aprendi que ser e ter pensamentos positivos melhora o dia e a vida. Aprendi que mesmo com todo mundo dizendo o contrário do que você diz, seguir o que pensa é sempre a melhor escolha. Aprendi que antes de sair falando por aí é preciso parar e ouvir um pouco, para variar. Aprendi que mesmo sendo difícil e parecer o fim do mundo é preciso abrir mão de algumas pessoas e coisas. Aprendi que as pessoas são muito egoístas e adoram achar que o mundo gira em torno delas, e que devemos avaliar se isso faz bem pra gente ou não. Aprendi que conversar com o olhar são as melhores que existem. Aprendi que as vezes quem você menos espera acaba melhorando seu dia. Aprendi tanta coisa que demoraria mais um ano para explicar como aprendi tudo isso, e pro resto do mundo nem parece que mudei tanto, porque a mudança aconteceu por dentro, por fora foi só o cabelo mesmo (rs). 

Nesse ano aprendi que amadurecer é difícil, e não digo isso porque estou ficando velha e a idade está pesando, digo porque hoje me sinto outra pessoa. Essa coisa de amadurecer dói, machuca, te coloca no fundo do poço para depois você renascer das cinzas como uma fênix e sair brilhando por aí, até porque aprendeu mais sobre si do que sobre qualquer outra coisa, então não sente mais medo, não tem mais receios, apenas se aceita como é e vive a própria vida feliz, agindo e reagindo de maneira completamente estranha até pra si mesma, mas sempre acaba com a sensação de que fez as melhores escolhas.

O ano foi muito intenso e cheio de emoções. Conheci muitas pessoas, me aproximei de quem não esperava, diminuí o julgamento e comecei a ouvir o que as pessoas tinham a dizer. Estranho dizer que o ano foi bom, até então não tinha me dado conta disso. Hoje tenho a certeza que o tempo passa e é difícil perceber que temos o péssimo costume de só olhar o lado ruim, apesar de ser extremamente natural. 

Espero que no ano que vem eu aprenda mais coisas, tenha grandes oportunidades de me tornar uma pessoa melhor e que eu e o resto do mundo aprendamos a valorizar o que realmente importa. E claro, só pra constar, espero concluir o projeto verão 2015, há!

Feliz 2014 a todos e que tenhamos saúde, amor, dinheiro para gastar com besteiras, que sejamos felizes e que encontremos a paz, que é tão necessária hoje em dia nesse mundo louco.

Beijos.

Comentários

Unknown disse…
oIie .. Nossa...Foi um ano em tanto hein ..Parabéns..digo que vc viveu .. parabéns .. A vida é um eterno aprender. Fazia anos (desde 2009) que eu não entrava no meu zip.net e hoje entrei e valeu ..pq ainda tem gente ativo por aqui.. Um abraço, e maravilhos em tudo no seu 2014.