Livros de 2019

Resultado de imagem para livros"

Ano passado, assim como todo mundo, me propus a melhorar meus hábitos de leitura, e consegui bater minha meta pessoal e pouco ousada de 1 livro lido por mês. 

Não se engane, não sou o tipo de leitora que gosta apenas de desenvolvimento pessoal e vem aqui dar um sermão sobre o que leu e como deveríamos nos comportar, na verdade, sou adepta mesmo é de romances no geral, policiais, suspenses, românticos e engraçados, e leio autoajuda para me atualizar.

A ideia desse texto é falar sobre os livros que li e a mensagem que cada um me passou, para compartilhar com quem estiver lendo esta postagem e também queira variar um pouco o estilo de leitura:

1 - Construtor de Pontes, de Markus Susak: é uma leitura pesada e longa, mas com uma história que precisa ser um pouco insistente para continuar a ler, mas que compensa no final, porque com ele vi que podemos dar segundas chances, que não precisamos ser iguais a todos que estão à nossa volta, que estar preparado para o que seja lá que estiver vindo é importante. No fim das contas, esse livro ficou com um espaço reservado no meu coração.

2 - Incrivelmente Simples, de Ken Segall: conta a história de quão sagaz era o pensamento de Steve Jobs em relação às complicações do mundo dele dentro da Apple, também mostra o poder de persuasão, de persistência e de como ele via muito além do que estava ao seu redor para resolver questões que pareciam muito complexas, apesar de seu “gênio difícil”, as mudanças e a forma que ele conduzia o dia a dia dela é que foram realmente inspiradoras para eu mudar próprio jeito de fazer as coisas..

3 - Em algum lugar nas estrelas, de Clair Vanderpool: livro de ficção e aventura, que confesso comprei 100% pela capa, porque é muito bonita. A história é de aventura e suspense, me lembrou um pouco os desenhos que eu assistia na infância e me trouxe leveza na leitura, foi fácil terminar de ler e deu aquela saudade ao terminar, diria que achei o livro “fofinho”.

4 - Tha Phantom of The Opera, de Gaston Leroux: meu primeiro livro lido 100% em inglês e que provavelmente só eu não conhecia a história, mas usava a expressão “parece o fantasma da ópera” em algumas ocasiões mesmo assim. Neste eu aprendi que eu posso superar limites que insisto em colocar em mim mesma, afinal, não achava que seria fácil ler em inglês, e no fim das contas eu gostei da história também, e agora a meta é adicionar 2 livros em inglês este ano.

5 - Nove Desconhecidos, Liani Moriaty: este livro é genial e instigante. É uma sátira a vida de pureza, espiritualidade e leveza que pessoas estressadas gostariam de levar mas não conseguem porque procuram essa “cura” pelos motivos errados, misturado com um suspense daqueles que te prendem página a página, super recomendo a leitura.

6 - Um Lugar Longe Daqui, Delia Owens: preciso dizer que no início achei o drama um pouco exagerado, mas quando a história do livro realmente desenrolou se tornou muito surpreendente. Este livro mostra a força de quem só quer viver, e como o ser humano se adapta a qualquer situação, além de mostrar que nem tudo é como pensamos. 

7 - Um Gato de Rua Chamado Bob, James Bowen: como amante de gatos que sou, logo que vi a existência e a história desse livro, tive que lê-lo. História contada pelo dono do gato, que mal sobrevivia sozinho e o gato o escolheu como seu humano, e a história conta como adotar este gatinho transformou a vida desse homem. E de bônus, a história é real e da para ver vários vídeos na internet de como eles sobreviveram e conquistaram as ruas de Londres. Gostei tanto que também peguei o filme para ver, que claro, não foi a mesma coisa, mas tudo bem.

8 - O Caso da Mansão Deboen, Edgar Cantero: não é o tipo de livro que eu compraria, mas como fui assinante do clube da Intrínseca resolvi dar uma chance. A história é hilária e lembra as aventuras de Scoob-doo e sua turma na busca de solução de mistérios, um pouco infantil, mas também não faz mal a ninguém mexer um pouco com a imaginação.

9 - O Milagre da Manhã, Hal Elrod: como não ler este livro? Por muito tempo fiquei me negando a ler por achar bobagem, mas a verdade é que as palavras deste livro tiveram um poder altíssimo para eu finalmente fazer mudanças na minha vida, me influenciou, não a acordar as 04h da manhã obviamente, mas sim em relação a aproveitar o tempo e ser mais produtiva pessoalmente e profissionalmente, anotei as melhores partes para relembrar de tempos em tempos, vale a leitura, com certeza.

10 - Um Caminho para a Liberdade, Jojo Moyes: livro simplesmente maravilhoso, dito por ela mesmo que é o mais político que já escreveu. Este livro conta a história baseada em mulheres que viveram por volta de 1930 andando a cavalo para fazer entregas de livros de uma biblioteca itinerante, em uma cidade pequena dos Estados Unidos . Uma história viva, emocionante, e cheia de percalços da época, a leitura é gostosa assim como todos os outros livros da Jojo..

11 - Do Mil ao Milhão, Thiago Nigro: como boa sobrevivente das crises passadas e boa poupadora, mas não suficientemente boa para já ter meu primeiro milhão, resolvi estudar um pouco sobre investimentos, e como gerar outras receitas além daquelas que vem da carteira de trabalho oficial. Para mim, muito motivador e me incentivou a ousar mais nas escolhas que faço, e gastar menos, claro. 

12 - Cidade Mágica, Drew Lerman: enquanto passava nas feiras de livros que vendem libro a 10 reais (que eu nunca resisto em dar uma olhada), gostei da capa dele e me surpreendeu um pouco que foi escrito por um adolescente e os comentários faziam comparações ao “Clube da Luta”, é claro que me interessei, apesar da escrita crua de um adolescente, tem muitos fatos históricos e o personagem principal tem estress pós traumático, e conta como é para ele conviver com isso em uma fase que se tem que tomar decisões que impactarão  a transição da adolescência para a vida adulta trazem, gostei.

Enfim, esses foram os livros lidos, pode não ser a melhor lista do mundo, mas eu estava focada em ler pelo menos 12 livros no ano, e consegui. Com a ajuda da Editora Intrínseca e seu grupo, além de dicas que vi que nas redes por aqui.

Para 2020, vem muita leitura por aí e a ideia é dobrar a meta, ler 24 livros, quando terminar escreverei outro texto para contar.

Até mais.

Comentários