Retrospectiva 2019

Resultado de imagem para adeus 2019 feliz 2020

Para começar esta retrospectiva, eu preciso mencionar que ao contrário do que eu disse no final da retrospectiva do ano passado, não, eu não estava pronta para 2019.

Mas para começar essa história, vou contar como ela começou, colocando abaixo uma carta que escrevi para mim mesma no início do ano:

“Querida Marianne, 

Para Dezembro de 2019, eu espero que você tenha cumprido suas metas, esteja otimista sobre o futuro, tenha toda a experiência que você deseja para buscar o futuro que você quer. 
Que você esteja falando inglês sem medo, que esteja estudando e se desenvolvendo.
Que você tenha passado tempo de qualidade com sua família e seja grata por tudo que te representa.
Que seu corpo esteja saudável e no peso adequado, que você esteja se exercitando e cuidando da mente.
Que tenha domado a ansiedade e a jogado para escanteio. 
Que sua auto estima e segurança estejam na galáxia e que nada tire seu sorriso.
Que seu sorriso tenha gerado novos sorrisos.
Que sua liderança tenha transformado pessoas.
Que sua humildade e vontade de aprender te levem ao patamar que você merece de saúde, felicidade e sucesso.
Que você termine sem arrependimentos e com muita gratidão.
Me diga que está feliz e nunca pare de buscar ser melhor.
Beijos, Marianne do passado.”

Quando escrevi essa carta, de fato era outra Marianne, foi falado que se não colocássemos no papel o nosso subconsciente não “faria” acontecer, e sim, muitas coisas dali aconteceram como: estudar, me exercitar, a saúde em dia, algo sobre a ansiedade, estar cuidando da mente e a experiência que ganhei, a minha auto estima melhor também (ando insuportável), outras coisas podem não ter acontecido, mas estão melhores. 

Afinal, foi um dos anos mais incríveis em crescimento profissional e o pior de todos no âmbito familiar, devido a morte tão repentina e precoce da minha mãe, e apesar disso sigo aprendendo alguma coisa, como por exemplo: aceitar o que não posso mudar, (difícil pra p****, diga-se de passagem).

Este ano me deixou mais pé no chão em relação a tudo e aumentou minha desconfiança sobre o futuro, e com isso me fez entender que pouco controlo tudo isso que acontece com as coisas e talvez isso tenha ajudado na ansiedade, não que ela tenha sumido, ainda tenho noites mal dormidas e coração disparado à toa, mas dura bem menos, o que é difícil mesmo de me livrar é dessa tristeza que me assola de vez em quando, mas já faz parte da minha rotina e acho que não vai passar assim tão cedo, outra coisa que preciso aceitar.

Este ano me fez questionar os caminhos que tomei, minhas escolhas e tudo que me fez chegar até aqui, ano passado eu me encontrei como pessoa, este ano eu me encontrei como alma e entendi que está na hora de ser feliz por inteiro e não pela metade, que vale a pena seguir seu coração independente do que virá, pois o momento de transformar e entrar em ação é agora e não depois, existe um sentimento de imediatismo em mim que não tinha antes.

Antes eu era mais otimista, mas tudo bem, pode ser uma fase. Eu ainda acredito em ter um bom coração sem ser trouxa. Eu ainda acredito em amizades verdadeiras, mas evito as não recíprocas. Eu ainda acredito que posso mudar o mundo (pelo menos ao meu redor), mas com um passo de cada vez. Eu ainda acredito no que de bom as pessoas oferecem, mas não acredito em promessas, prefiro avaliar atitudes. Ainda acredito em mudanças, mas só naquelas de dentro pra fora. Ainda acredito em Deus, mesmo sem entender seus caminhos e suas vontades.

Sinceramente, não sei o que esperar de 2020, talvez eu esteja pronta, mais provável que não, seguindo o exemplo de 2019, é melhor baixar as expectativas. 

A única coisa que pretendo fazer é outra cartinha dessa, que escrevi em 3 minutos com as primeiras coisas que me apareciam na mente, e que eu busquei inconscientemente durante todo o ano. Vou estabelecer metas, com cronograma para me organizar melhor, pretendo estudar o triplo e quem sabe ver mudanças de verdade acontecendo ao meu redor.

Desejo a você que não perca o olhar otimista sobre a vida, que faça novos amigos, que veja mais oportunidades do que obstáculos, que cuide da saúde, que beba muita água e use protetor solar. O resto eu sei que você é capaz de realizar, com um pouco de disciplina e determinação, aproveite cada um dos 365 dias que estão por vir, e tente melhorar a si mesmo um pouquinho por dia, sem prejudicar os seus valores. 

Espero terminar 2020 com mais otimismo e mais projetos realizados, é isso. Boa jornada para todos nós, e que venha 2020, de boas.

Comentários